☆Resenha Critica☆Amoras☆

Amoras é um dos livros infantis mais lindinhos que você lerá na vida! Com uma arte primorosa e colorida de autoria, de Aldo Fabrini, o livro trata de forma doce e poética temas que vão desde a autoestima das crianças, o reconhecimento de líderes, a importância da cultura e da representatividade. Um livro precioso em qualquer estante!

O livro reforça a importância sobre nos reconhecermos no mundo e de termos orgulho de quem somos e nossas origens,
Com uma estrutura poética e ritmada.

O veículo para a mensagem: amoras, as pequenas frutinhas fofinhas que usa de forma a empoderar e a mostrar o valor das pessoas negras na sociedade, dando exemplos de quem deixou um legado de luta e perseverança. Zumbi, Martin Luther King, Malcom X e entidades da mitologia iorubá estão todos presentes nas páginas de Amoras.

"Amoras" é um rap que Emicida compôs para sua primeira filha, Estela, a quem o livro é dedicado. Na música, a menina está embaixo de uma amoreira com o pai quando ele comenta sobre a beleza das frutinhas. Que quanto mais pretas, mais doces elas são. E a partir daí a garotinha passa a se reconhecer e a assimilar sua própria identidade. O livro constrói referências positivas que levam a um desenvolvimento saudável das crianças, sempre apresentadas à opressão e ao preconceito em tenra idade.

Além da doçura da mensagem e de mostrar a figura de um pai presente em um país onde tantas crianças não têm o nome do pai em suas certidões de nascimento, o livro faz referências à religião, versando sobre a figura do divino em várias religiões, não apenas uma. A mensagem ficou singela, perfeita e sem necessariamente focar em uma só, mas tratando de várias, mostrando que é possível reconhecer uma irmandade entre todas.Falando sobre negritude, representatividade, preconceito e autoconfiança.
Ótimo livro!!!

Comentários